top of page

Acir Costa FilhoFundador e Organizador da Casa Barakah

Olá!

​​​​​

É um prazer te receber aqui. Meu nome é Acir e eu pensei que me apresentar seria uma boa forma de começar...​

Eu sou filho de um leiloeiro e de uma pastora, professora e cientista da religião - então eu cresci entre a igreja, os negócios, e os esportes, minha paixão desde sempre. Em casa vi meu pai revolucionar a leiloaria e se tornar um dos maiores leiloeiros do país e meu maior exemplo de força de trabalho e do valor que advém dessa escolha. Minha mãe fez com que eu acreditasse ser capaz de realizar qualquer coisa e me mostrou como é importante desenvolver e preservar um olhar aberto e interessado sobre o mundo e sobre o próximo - além de ter me ensinado sobre o presente mais valioso que já recebi e o recurso mais poderoso que possuo: meu relacionamento com Deus. 

 

Essas referências tiveram uma forte influência sobre mim e em grande medida moldaram a minha visão de mundo e os objetivos que passei a carregar. De alguma forma minha missão se tornou uma busca por conciliar o pragmatismo que o universo dos negócios carrega, com a importância de construir soluções e iniciativas que tenham um olhar e um impacto para além de nós mesmos e do nosso entorno mais próximo. Pragmatismo e empatia. Realismo e esperança. Verdade e amor.

 

Da minha escolha de palavras ao me comunicar à minha abordagem diante das dificuldades; do critério que utilizo, cada vez mais, para selecionar os projetos e negócios com os quais me envolvo, ou aqueles que crio, à maneira como procuro lidar com o dinheiro, há mais de 20 anos tenho me dedicado a encontrar maneiras de promover a conciliação desses valores e a combater a ideia de que eles estão em oposição.​

 

Foi com essa motivação que criei esse espaço, a representação mais atual de quem eu sou, dos meus objetivos e da minha visão de mundo, e é com ela que te dou o melhor das minhas boas-vindas, com o sincero desejo de que possamos nos encontrar e nos conectar, e de que essa conexão seja relevante na nossa jornada de alguma maneira - ou, ainda melhor, de muitas. :)​

De coração, seja muito bem-vindo(a)!

​​

Julho.2024

b35e25f8-0502-4bec-b781-3372d004ab35_edi

A Casa

photo by Allison Moore

A Casa Barakah é um espaço, uma comunidade e um movimento, que tem o objetivo de ser uma expressão viva, livre e amorosa de Deus, para esta época e geração. Uma casa que cultiva as perguntas, o estudo, os encontros e as singularidades, e pretende fazer isso através da produção de conteúdo em diferentes formatos; do apoio ao desenvolvimento de empreendedores, negócios e organizações sem fins lucrativos; da realização de eventos, reuniões e conversas, locais e online; e de uma cuidadosa curadoria de música, livros, filmes, entrevistas, documentários, imagens e outras expressões artísticas.

 

Uma casa que O vê como uma parte indissociável de quem somos e está desperta para a consciência de que Ele está aqui conosco, hoje, aqui e agora, independente de onde ou como estejamos. Por nós, em nós e através de nós.

Que acredita na interseção e convergência entre a espiritualidade e a ciência, a filosofia e a mística, a mobilidade e a solidez, a ação e a contemplação, e é inspirada nas antigas tradições de sabedoria, de diálogo e discussão, e de verdades múltiplas e diversificadas. Que é multifacetada - e faz questão de se manter assim - pois reconhece, e celebra, Sua manifestação na multiplicidade de formatos, lugares, culturas, estilos e linguagens.

 

Que está fundamentada na fé cristã e acredita que Deus está, como sempre esteve, convidando, desafiando e conduzindo a humanidade um passo adiante, e por isso entende que tanto a nossa fé como a nossa leitura das escrituras precisam ser continuamente revistas, rediscutidas, repensadas, e reafirmadas, para que nunca se enrijeçam. Uma perspectiva que leve em consideração as questões de contexto, percepção, significado e intenção, e que tenha um olhar transgeracional.

 

Uma casa que é informada pela ciência moderna e responsiva às suas últimas descobertas, pois está certa que Deus não está focado no atraso, não se opõe à razão, à liberdade nem ao progresso. Que acredita que Ele não está antes da dúvida ou do desconhecido, limitado pelas bordas que criamos ou aceitamos - ao contrário, está depois deles, do medo, e até da incredulidade, que tantas vezes é apenas o sinal de uma busca que é sincera, corajosa e saudável.

 

Que é firme para assumir suas convicções e posições, mas que não abre mão de estar em movimento, e por isso é consciente que precisa ser capaz de desfazer-se e refazer-se no caminho, sempre e quantas vezes for necessário. Que no mundo tão plural que vivemos, acredita que a riqueza de estarmos juntos será sempre maior do que nossas diferenças.

 

Que prioriza a busca pelas experiências pessoais e diretas, que extrapolam a dimensão do nosso intelecto e atingem o nosso espírito e coração, onde somos verdadeiramente transformados. Pois entende que o maior valor de um conhecimento não está em seu conceito - por mais profundo ou complexo que seja -, mas nos frutos que ele é capaz de gerar.

Uma casa que deseja reunir e se juntar àqueles que valorizam a dimensão profunda e fundamental do espiritual, mas que não conseguem encontrar seu caminho através do mundo religioso atual, muitas vezes desconectado da realidade integral e contemporânea. Um sistema que por vezes mina aquele que afirma representar.

 

Que tem a finalidade de ter um impacto concreto e significativo na sociedade, e contribuir para que entreguemos às próximas gerações um mundo melhor do que aquele que recebemos, em amor, justiça, paz, compaixão e alegria, pois entende que não pode ser só sobre nós mesmos - precisa ser sobre o outro, e precisa ser sobre o todo. Pessoal, plural e global.

 

Que escolheu se denominar como uma casa por ela ser um lugar que, em diferentes formatos e tamanhos, se destina à construção de relações, vínculos, experiências e memórias. A plataforma de onde saímos para as nossas aventuras, explorações e descobertas - mas também o abrigo, o refúgio, para onde voltamos e somos recebidos, acolhidos, cuidados, integrados e fortalecidos.​​

Nosso Manifesto

Captura de Tela 2024-07-08 às 22.07.01.png

Nós somos movidos pelo desafio de irmos adiante, como indivíduos, como organização, como sociedade, como humanidade.

 

Acreditamos que é sobre assumirmos nossa identidade, sobre a capacidade e a responsabilidade que temos de tocar o mundo de um jeito único e sobre os frutos poderosos que esse impacto é capaz de gerar.

 

Acreditamos que é sobre a força e a coragem para empreender, avançar e (sempre) melhorar, mas também sobre a humildade para ouvir, repensar, recuar e se desculpar, e a confiança para esperar, descansar e contemplar. Pois é sobre saber se transformar - sobre saber recomeçar.

 

Acreditamos que é sobre relacionamentos, sobre trocar, conversar e verdadeiramente se interessar. 

 

Acreditamos que é sobre verdade e sobre liberdade, mas que é, ao mesmo tempo, sobre a beleza da sutileza, da gentileza e da generosidade. Porque no final, não pode ser só sobre nós mesmos, precisa ser sobre o outro, e precisa ser sobre o todo. Pessoal, plural e global.

 

Vamos?

Significado da palavra Barakah

Barakah é uma forma de benção ou ação de graças, recitada em público ou em particular, normalmente antes de cumprir um mandamento, ou da apreciação de um alimento ou fragrância, e em louvor em várias ocasiões. Sua função é lembrar ao homem da presença contínua de Deus ao seu lado, da importância da Sua providência e agradecê-Lo. É transformar uma variedade de ações e experiências diárias em um modo de aumentar a consciência de Deus em todos os momentos e reconhecê-Lo como a fonte de todas as bençãos

 

Simboliza a conexão entre o divino e o humano através da benção direta e intencional de Deus. Uma espécie de continuidade da Sua presença e revelação, fluindo através dos homens. Não é portanto um estado, mas um fluxo de bençãos e de graça.

bottom of page