CONSULTORIA | MOVA-TE
Impulsionamos negócios autorais notáveis.
Ajudamos pessoas a se moverem naquilo que só elas são capazes de fazer.
Trabalhamos com empreendedores e equipes para criar, estruturar e expandir boas empresas. Fornecemos programas de modelagem e validação para negócios do zero, revisões de posicionamento e estratégia, e estruturação para o crescimento e expansão de organizações em operação.

Um desafio que compensa
Na MO.VA-T.E, acreditamos que cada um de nós carrega uma combinação de influências, experiências, conhecimentos e habilidades, que se traduz num desejo por resolver ou impulsionar algo e faz com que sejamos capazes de tocar o mundo de uma forma única, poderosa, autoral. Acreditamos que esse é um lugar sagrado em nós e para nós, onde brilhamos de uma forma diferente e especial - e isso é incrível.
A questão, no entanto, é como fazer isso. Sabemos que empreender não é fácil e que agir sobre aquilo que é especial para nós é bem mais difícil do que seguir caminhos tradicionais pré-estabelecidos e do que dizem os discursos motivacionais baratos. Esteja você começando um negócio do zero, lidando com as alternativas e oportunidades para levá-lo a um próximo nível ou enfrentando contratempos e obstáculos que ameaçam sua continuidade, empreender sempre envolverá complexidades, sacrifícios e riscos, além do desafio de ter a confiança e a coragem para perseguir aquilo que só você é capaz de fazer e ao mesmo tempo ter a disposição e a humildade para se transformar e recomeçar quantas vezes for necessário.
Mas a recompensa compensa se não desistimos. Seja pela realização que alcançamos e pela autonomia, mobilidade e liberdade que conquistamos; seja pela segurança, conforto e oportunidades que podemos dar àqueles que amamos; seja pelo impacto que produzimos no mundo e o legado que deixamos.
Reconhecemos que é um privilégio empreender cedo, mas destacamos que nunca é tarde para começar, ou recomeçar, pois quando colocamos nossas experiências em perspectiva corretamente, elas se transformam em força, sabedoria e empatia amplificadas.
É para isso que estamos aqui: para ajudar pessoas a se moverem naquilo que só elas são capazes de fazer, impulsionando a modelagem, estruturação e expansão de negócios e outras iniciativas autorais notáveis.
Se você está decidido(a) a fazer, nós estamos aqui para te apoiar.
Nossos serviços
Desconfiamos de fórmulas mágicas, dinheiro fácil, promessas mirabolantes e oportunidades imperdíveis. Nossos serviços são resultado da nossa busca contínua por reunir os desafios e objetivos mais comuns dos diferentes estágios de um empreendimento, com os conteúdos, ferramentas, processos e metodologias que melhor lhes servem. Contudo, se você tem uma necessidade diferente ou mais específica, não deixe de nos dizer. Faz todo sentido para nós nos adaptarmos ao que você precisa.

Modelagem e validação de novos negócios
Existem inúmeras razões que, de forma isolada ou combinada, levam à construção de um negócio. Nosso ponto de partida é explorar com você suas ideias, motivações e intenções mais genuínas - não importa quão simples e inviáveis, ou inusitadas e grandiosas, lhe pareçam - e depois te ajudar a transformá-las num negócio que concilie o difícil mas importante - e possível - equilíbrio entre paixão (pela sua causa), compaixão (pelo outro) e lógica (para uma construção sólida).
Sim, a paixão por definição não é lucrativa: normalmente é com o que você gasta, não com o que você ganha, seu dinheiro. Mas não há força maior que te impulsione à ação. E nas estações difíceis, é ela que te manterá no caminho e dará sentido ao seu sofrimento. A compaixão é o que dá sentido à vida ao nos conectar com o outro e nos levar a agir em seu favor - e em tudo deveria ser uma condição, nunca uma opção. E a lógica, ou melhor, sua habilidade em lidar com ela, é o que definirá sua capacidade de transformar sua paixão e compaixão em um negócio, assim como a dimensão que ele terá.
A partir daí, nós vamos te ajudar com processos como:
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levantamento objetivo e ordenado das hipóteses que juntas representarão a sua tese inicial de negócio;
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pesquisa de mercado e referências, e definição de um posicionamento;
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construção da identidade inicial da sua empresa;
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desenvolvimento de uma estrutura, conteúdo e apresentação, com caráter comercial, que sintetize a sua tese, identidade e posicionamento, e sirva como base para o processo de validação do seu negócio e aperfeiçoamento do seu modelo;
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construção do seu MVP e da sua presença digital;
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precificação;
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realização das primeiras vendas, testes de gratuidade e atenção aos feedbacks;
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captação de recursos para negócios em estágios iniciais, se for o caso, entre outras coisas.

Revisão de posicionamento e estratégias
Conduzir um negócio é lidar com interesses, condições e dinâmicas - de pessoas, do negócio, do mercado e da macroeconomia - que estão em constante mudança. Todo empreendimento que tem uma ambição de longo prazo terá que lidar com crises, imprevistos e desequilíbrios que inevitavelmente ocorrerão. Essas crises podem se manifestar na forma de diminuições de tração nas vendas ou de eficiência operacional; por insatisfações ou perdas recorrentes de clientes e/ou colaboradores; ou através da sua própria perda de motivação e convicção a respeito do negócio e do que está tentando realizar.
Se isso estiver acontecendo, não se desespere, mas também não ignore. Apenas considere que é o momento de rever estratégias, posicionamentos e, às vezes, até mesmo se os seus objetivos e suas motivações antigas ainda fazem sentido para você.
Aqui, vamos te ajudar a:
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identificar se o que está fazendo ainda tem conexão com você e com o lugar onde quer chegar;
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identificar mudanças e inovações relevantes que ocorreram no mercado e que exigem atualizações e movimentos da sua parte;
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revisitar e rever seu modelo e posicionamento de negócio, produtos e serviços;
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conseguir financiamento e/ ou investimento adequados - se for o caso - e negociar termos que protejam seus interesses, evitem armadilhas e promovam o crescimento do seu empreendimento a longo prazo;
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priorizar iniciativas e realizar movimentos de forma inteligente e estratégica;
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envolver e engajar seus colaboradores nesse processo de realinhamento;
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comunicar aos seus clientes e ao mercado sobre mudanças, reposicionamentos e movimentos que realizou;
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estabelecer mecanismos que te ajudem a incorporar esses ciclos de escuta, revisões e mudanças no futuro.

Estruturação com foco em crescimento e expansão para novos mercados
Uma das questões mais importantes e mais subestimadas pela maioria das empresas é como sequenciar o crescimento corretamente. São muitas opções, muitas propostas, muitas ideias, mas a resposta à pergunta “como sequenciar o crescimento corretamente?” é bem mais difícil e abrangente do que possa parecer, tanto em seus desdobramentos externos como internos.
Neste ponto é fundamental entender que aquilo que te trouxe até aqui não é o que te levará para as próximas fases. Também é importante distinguir se você está num estágio de estruturação para o crescimento ou para expansão. Não se engane, eles são muito diferentes. Expandir seu negócio sem que ele tenha desenvolvido as condições e competências adequadas para isso, pode comprometer tudo o que você construiu até aqui.
Sendo assim, algumas das prioridades que se tornam maiores, mais importantes e mais desafiadoras à medida que você cresce, e com as quais iremos te ajudar, são:
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como estruturar uma máquina de vendas que cubra e atenda todas as áreas envolvidas com a qualidade do seu produto/serviço;
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como manter um fluxo de comunicação franco, livre, aberto e direto;
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como melhorar processos de tomada de decisão aumentando a autonomia de cada um dentro do seu escopo, e até mesmo fora dele, dentro de um conjunto de valores claro e compartilhado;
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como definir o que medir e como estabelecer o hábito de incluir, sempre e o tanto quanto possível, números e métricas que viabilizem mais decisões e feedbacks com base em dados;
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como estabelecer e aperfeiçoar processos de planejamento, gestão e governança, que garantam um maior alinhamento de direção, decisões e esforços;
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como tornar suas reuniões mais objetivas e produtivas;
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quando, como e com quem captar recursos de investimento para financiar seu crescimento e/ou expansão;
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como e quando investir em remodelagens financeiras, fiscais, contábeis, jurídicas e societárias.
Externamente, a resposta para “como sequenciar o crescimento corretamente?” passa por tomar decisões sobre onde, como e quanto investir.
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Desenvolver produtos novos ou focar a atenção no aperfeiçoamento dos produtos atuais;
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Desenvolver novas especializações ou se concentrar em extrair mais dos segmentos em que já se atua;
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Qual a melhor estratégia para expandir geograficamente considerando o perfil do seu negócio, e como implementá-la.
Estes são só alguns exemplos…..
Não existe uma única resposta correta para essas questões, principalmente porque a escolha do melhor investimento não passa somente por onde você poderá lucrar mais, mas também por onde você deseja estar e como deseja ser reconhecido no futuro.
O que nos torna únicos
Não temos a presunção de ser a melhor opção para todos. E não temos a intenção de atender a qualquer projeto. Mas se estas questões fazem sentido para você, estamos aqui para te servir.
Como atuamos
Estes são os modelos de atuação que já estruturamos, mas estamos sempre buscando novas e criativas ideias de como podemos te ajudar. Portanto, se você tem algo diferente em mente, ou algum impedimento para continuar, não deixe de nos dizer. Assim você nos ajuda a fazer esta lista crescer.
Sessões 1:1
Estaremos com você para levar nossas considerações estratégicas, orientações práticas, insights, e o que mais estiver ao nosso alcance e possa te trazer clareza e te ajudar a avançar no que deseja realizar.
Consultoria executiva
Além de estar ao seu lado, vamos nos envolver com o seu negócio na prática, te ajudando a estabelecer bons objetivos; a pensar, planejar e implementar soluções; e a medir e avaliar seus resultados.
Investimento MO.VA-T.E
Também podemos te ajudar investindo no seu negócio através de um modelo flexível e inovador, e que garante nossa premissa fundamental: que você esteja à frente do que só você pode fazer.
